Marina Abramovic

Image

Marina Abramovic é uma artista performativa que começou sua carreia no início dos anos 70. Considera-se a “avó da arte performance”, já para muitos, ela é uma das artistas mais polêmicas da atualidade. Seu trabalho figura em numerosas coleções públicas e privadas, além de contar com participações nas mais importantes mostras de arte internacionais.

Suas obras sempre têm imagens fortes e uma temática muito emotiva e nitidamente ligada ao sexo e aos limites do corpo humano.

Em maio de 2010, Marina fez uma performance ao vivo no MoMA, em Nova Iorque, chamada ”The Artist Is Present”.

Durante 3 meses e por várias horas do dia, Abramovic sentava-se silenciosa em uma cadeira, de frente para uma segunda cadeira que ficava vazia. Um a um, os visitantes do museu sentavam à sua frente e olhavam para ela por um longo período de tempo. O máximo que conseguissem.

Image

“This is about limit. Even for me.”

Algumas pessoas não aguentavam olhar para ela por muito tempo – e começavam a chorar. Em uma época onde tudo é motivo para se criar um Tumblr, surgiu o Marina Abramovic Made Me Cry, um blog que registra as fotos de algumas dessas pessoas que enfraqueceram ao olhar para a artista por muito tempo seguido.

Image

Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances.

Image

Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de um lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.

40 anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ulay chegou sem que ela soubesse.

Clique aqui para ver a cena do reencontro.

Image

Nos últimos anos, Marina Abramovic comprou um teatro em Hudson, NY, e montou a Fundação Marina Abramovic de Preservação da Arte de Performance. A ideia é utilizar o espaço para desenvolver ideias com vídeo e equipamento de pós-produção, além de um prédio para abrigar outros artistas residentes.

ImageImageImage
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s